Graus Filosóficos > Loja de Marca
Loja de Mestres Maçons da Marca
 
 
            O Grau da Marca é uma sequência dos estudos maçônicos do terceiro grau, que contem profundos significados simbólicos e filosóficos, que estão ligados à construção do Templo de Salomão. Contudo, é um grau além dos simbólicos, uma extensão deles. O mestre não é iniciado, se trata de um avançamento ao sublime Grau da Marca.
            A organização de uma Loja da Marca é muito similar a de uma Loja Simbólica. Este bonito e instrutivo grau ensina-nos sobre a falibilidade do julgamento humano, dá garantia da existência do juízo de Deus e nos mostra que receberemos nossa recompensa e reconhecimento em seu tribunal imparcial.
            Ensina-nos ainda, que devemos buscar as verdades veladas e que elas podem ser encontradas como a pedra que foi lançada ao entulho e que após busca diligente foi achada e tornou-se a pedra angular do edifício.
            Durante o período em que muitas catedrais, abadias e monastérios foram construídos, eram poucos os que sabiam ler e escrever. Quando se tornavam Companheiros, cada aprendiz selecionava sua marca ou desenho a qual era usada por toda sua vida para assinar seus trabalhos. O artífice marcava cada pedra preparada de tal modo que, depois de identificados seus trabalhos acabados, poderia receber o salário.
            Segundo os registros ingleses, a Maçonaria da Marca foi introduzida em 1769, mas há evidências da existência do Grau da Marca na Escócia anterior a este período, nos remetendo a 1599. Os registros mais antigos mostram que o Grau da Marca foi trabalhado em muitas Lojas Simbólicas, inclusive sob a autoridade da Antiga Grande Loja de York. Já em 1813, o Grau da Marca foi excluído completamente. Contudo, muitas Lojas continuaram a trabalhar esse Grau na Inglaterra, levando vários irmãos de Londres a obter uma Carta Constitutiva do Bom Accord Chapter de Aberdeen autorizando-os a conferir o Grau da Marca.
            Essa situação criava consideráveis dificuldades administrativas para as Lojas da Marca de Londres, já que as autoridades soberanas estavam na Escócia. Em decorrência disso, para legitimar sua causa, muitos dos antigos Maçons da Marca formaram a sua própria Grande Loja em junho e 1856, indicando o Lorde Leigh como o seus primeiro Grão-Mestre.
            Nos anos seguintes, sucedeu-se um período de desconforto e desarmonia. Felizmente, em torno de 1860, um acordo foi realizado. Estabeleceu-se um cerimonial comum entre a Grande Loja da Marca Inglesa e o Grande Capítulo da Escócia. Esse Grau cresceu em popularidade vagarosamente, tornando-se, como o Arco Real, um dos mais bem sucedidos e defendidos Graus da Maçonaria Inglesa.
            A Loja de Mestres Maçons da Marca de Feira de Santana nº 06 jurisdicionada à Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Estado da Bahia, foi fundada em 02 de setembro de 2012 com a presença de 32 irmãos da cidade de Feira de Santana e micro-região, funcionando no templo da Loja Luz e Fraternidade jurisdicionada à GLEB.
Loja Maçônica Luz e Fraternidade, Nº 14-GLEB
Av. Getúlio Vargas, 639 - Centro - CEP 44001-325- Feira de Santana - BA - Fone: 75 3623-1730