Entidades Paramaçônicas > Priorado de Nobres Cavaleiros

A “Ordem da Cavalaria”, cujo nome oficial é “Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay” é uma organização complementar formado por DeMolays ativos que tenham entre 17 a 20 anos de idade. Não sendo uma honraria ou prêmio, esta organização afiliada possui seus próprios rituais e oficiais que se organizam em unidades, análogas aos Capítulos DeMolays, conhecidas como “Priorados”. A principal função de um Priorado é realizar trabalho de orientação sobre os aspectos internos da Ordem DeMolay, como procedimentos ritualísticos e litúrgicos, história da Ordem DeMolay e ensinamentos sobre a organização e funcionamento da Ordem DeMolay em seus diversos níveis. A Ordem da Cavalaria é um direito de todo DeMolay ativo entre 17 e 20 anos que esteja regular junto ao seu Capítulo e que conheça os questionários e juramentos do Grau Iniciático e DeMolay de memoria.

Depois de muitos anos dos trabalhos do Capítulo Luz e Fraternidade, os DeMolays começaram a sentir falta de mais uma ordem que trabalha paralelamente com a Ordem DeMolay, a Ordem de Nobres Cavaleiros Soldados Companheiros de Jacques DeMolay ou simplesmente a Ordem da Cavalaria. Ordem esta que tem como principal objetivo levar aos DeMolays mais experientes a se aprofundarem no filosofismo da vida e da Ordem DeMolay.
Muitos DeMolays de Feira de Santana tinham que se deslocar para outras cidades próximas para poderem participar das reuniões, e isso dificultava muito a participação de outros DeMolays que tinham a vontade de serem investidos na Ordem da Cavalaria. Vendo essa dificuldade e ao mesmo tempo vontade dos jovens DeMolays, o então Venerável Mestre da Loja Luz e Fraternidade nº 14, tio Elizaherte Ramos Caires incentivou aos jovens do Capítulo a organizarem toda a estrutura para um Priorado, informando que a Loja iria dá o patrocínio necessário para a instalação de um Priorado na cidade.

Alguns DeMolays que já eram investidos na Ordem da Cavalaria, junto com outros jovens começaram a organizar os documentos e os materiais necessários para a abertura do Priorado. Sendo feito um relatório e entregue a Loja Luz e Fraternidade, com tudo o que precisaria. Imediatamente o tio Elizaherte, levou a proposta para a Loja, sendo aprovada, o tio marcou o dia 08 de agosto de 2008 para realizar a fundação do Priorado, o qual recebeu o nome de Priorado Guardiões da Luz. Tio Elizaherte nomeou o Nobre Cavaleiro Jamerson Vieira Torres para ser o primeiro Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado e o Maçom Cleber Couto para ser o Presidente do Conselho Consultivo.

Com a fundação realizada, foi realizado o processo de cadastramento do Priorado no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para República Federativa do Brasil, recebido a autorização, foi marcado para o dia 12 de outubro de 2008, mesma data da instalação do Capítulo para realizar a instalação do Priorado que recebeu o número 151 e a posse dos primeiros oficiais. A instalação foi feita no Templo da Loja Luz e Fraternidade, contanto com a presença de várias autoridades maçônicas e DeMolays.

Passando pelo seu 5º ano de existência o Priorado Guardiões da Luz atende aos Capítulos de Feira de Santana, Serrinha e Araci, investindo mais jovens nessa maravilhosa Ordem. Os primeiros Cavaleiros do Priorado são muito gratos a Loja pelo apoio e principalmente pelo tio Elizaherte pelo grande incentivo, tornando-se um grande símbolo para o Guardiões da Luz.

Loja Maçônica Luz e Fraternidade, Nº 14-GLEB
Av. Getúlio Vargas, 639 - Centro - CEP 44001-325- Feira de Santana - BA - Fone: 75 3623-1730